2006/03/30

Ninguém pode perder pontos! - Antevisão da 29ª jornada

Pois é amigos, isto está mesmo a chegar ao fim. Se não tivésse deixado de apostar umas semanas ainda poderia chegar ao ceptro de menos pagador, mas assim, contento-me a lutar pelo último lugar do pódio, e assim como assim, vai ser difícil!

Em termos de futebol jogado e no que aos três da frente diz respeito, à partida o Porto parece ter a tarefa menos difícil, pois recebe no dragão o Gil Vicente. Eu até acho que o Gil tem algum potêncial, mas com indivíduos como o Paulo Alves, o penúltimo lugar assenta-lhe como uma luva. Conclusão: derrota clara mais ou menos expressiva!
O Benfica vai a Belém, naquele que se afigura ser um jogo complicado. O Belém anda pouco descansado com o assunto 2ª Liga ainda à perna, e o Benfica sonha com o título de campeão. É um jogo de prognóstico complicado mas, se o Belém vier para cima do Benfica, até podem perder... No entanto, com a sorte que o Moretto tem uma coisa é certa: dificilmente o Benfica sofrerá golos!
O Sporting tem um teste díficil em Guimarães. O Vitória é uma boa equipa e com exelentes jogadores mas não tem conseguido demonstrar em campo as suas qualidades. O Sporting vem duma série impressionante de vitórias e terá de continuar caso queira discutir o título nacional. Aposto num jogo renhido e competitivo e aposto numa vitória leonina, que se encontra na máxima força para este encontro.

O Boavista recebe o Marítimo e que jogo interessante este parece ser. O Boavista tem baixado o ritmo nestas últimas jornadas e o Marítimo anda muito necessitado de pontos. As duas equipas precisam da vitória, embora para o Marítimo, pontos são fundamentais! Aposto ainda assim timidamente numa vitória do Boavista.
Em Braga joga-se um jogo que se poderia esperar ser espetacular não fosse a baixa de forma dos madeirenses do Nacional. Será que o Nacional vai voltar às exibições de que lhe valeram posições “uefeiras”? Não sei, mas penso que o Braga é claramente favorito.
Outro jogo completamente aleatório é o Rio Ave vs Setúbal. O Setúbal é uma equipa que, embora não tão consistente como a de início de época, tem se mostrado à altura dos acontecimentos. O Rio Ave precisa de pontos mas não se tem mostrado muito consistente, embora seja uma equipa arrumada. Empate ou vitória caseira? Não sei, talvez tripla!
No Naval vs Paços, vou fechar os olhos e chutar que o Paços perderá. Já devem ter notado que não nutro especial simpatia por esta equipa, principalmente pelo seu treinador!
O Estrela está obrigado a ganhar à Académica se quer ficar entre os menos pequenos do futebol português. Ganhar a um adversário directo é fundamental! Pelas mesmíssimas razões a Académica está obrigada a pelo menos pontuar na Reboleira, muito embora a divisão de pontos seja quase uma derrota para as duas equipas! Aposto no Estrela!
Por último, temos o Penafiel vs Leiria. Esta é uma oportunidade para a turma do Liz arrecadar 3 pontos e pelo que vi do jogo do Penafiel em Alvalade isso não será uma tarefa herculiana. O facto do Penafiel já estar despromovido é um pau de dois bicos, tanto podem estar desmotivados, como podem estar aliviados e jogar sem a mínima pressão! Mesmo assim, a vantagem parece estar do lado do Leiria.
Boa Sorte Pessoal

2006/03/28

28ª Jornada – Lugares da Champions quase entregues, Penafiel já está na 2ª Liga

A 28ª jornada não trouxe grandes mudanças nem grandes surpresas.

O Marítimo ganhou ao Belenenses pela margem mínima, bastando um golo de Caíco ainda na primeira parte para resolver o jogo, esta vitória foi um balão de oxigénio para o Marítimo e para o seu novo treinador que precisam de pontos para ficarem na primeira Liga.
O Benfica defrontou o Braga e o jogo resumiu-se ao primeiro minuto de jogo onde Nuno Gomes marcou o único e decisivo golo. O Braga tentou o empate mas nunca o conseguiu, complicando-se ainda mais a missão quando aos 71’ Luís Filipe foi expulso. Uma vitória merecida do encarnados em mais uma exibição fraca de Morreto!
O Nacional vs Rio Ave que era para se realizar no sábado só pode ser disputado no dia seguinte pois as condições na choupana não permitiram. Já estava na altura de alguém ter a coragem de interditar aquele campo aos jogos da primeira liga. O empate a uma bola espelha o mau desempenho do Nacional neste fim de temporada que nos útlimos jogos tem-se visto quse sempre em desvantagem. Um ponto que soube a mel ao Rio Ave!

O Estrela que teve a ganhar em Paços de Ferreira, saiu no entanto derrotado por 2-1 e com a expulsão de Emerson mesmo no cair do pano. Ao que parece o treinador do Estrela não ficou nada gradado com a exibição pois, mesmo tendo perdido no minuto 90 disse que não merecia outra sorte...
O clássico minhoto resultou num empante a um golo que não serve nem Gil nem o Vitória. Num jogo onde o Gil perdeu um jogador por expulsão aos 37’, e perdendo desde os 38’, conseguiu o empate pelo benfiquista João Vilela mesmo no car do pano. Um Ponto para Paulo Alves, muito bom!
A Naval que vinha em ascensão aterrou de cabeça em Setúbal, que depois de a meio da semana ter tido um jogo desgastante com o Gumarães, ainda arranjou força para marcar 5 golos à Naval, pois o resultado de 4-1 foi obtido à custa de um auto golo de Pedro Oliveira.
O Porto tremeu mas não caiu. Frente à Académica dominou completamente a 1ª parte mas não marcou. A Académica nunca conseguiu ripostar muito embora a segunda parte fosse bem melhor. Subiui um pouco e pressionou mais em cima, conseguindo alguns bons momentos. O golo do Porto surgiu por intermédio de Hugo Almeida, que poucos minutos depois de entrar, marca e dá os 3 pontos ao Porto.
Em Alvalade o Penafiel carimbou o passaporte de volta para a 2ª liga. Um Sporting a meio gás conseguiu 1 golo cedo por intermédio de Nani e outro (grande) golo de João Alves. A 2ª parte não há muito para dizer, pois toda gente que assistia deixou-se dormir! Continua assim a estar tudo em suspense!

A fechar, o Leiria e o Boavista empataram a zero. Há jogos que acabam em branco e são grandes jogos, o que não me parece ser o caso.

Hoje é o Benfica vs Barcelona, de tudo o que já se disse, acrescento só uma coisita: o Ricardo Rocha vai marcar o Ronaldinho Gaucho...

2006/03/23

Antevisão da 28ª Jornada

Mais uma semana, mais uma jornada. Se repararmos bem já lá vão 27 e as coisas começam a ficar cada vez mais decisivas.

Amanhã, abre a jornada com um Nacional vs Rio Ave. O Nacional tem vindo a desiludir e tem sido um dos responsáveis pela leveza dos nossos bolsos. Vindas ambas equipas de derrotas, podemos dizer que quem precisa mais de pontos é o Rio Ave, que perdeu na passada jornada com o Benfica e o Nacional que foi vítima duma Naval em ascensão meteórica. Embora o Nacional esteja em baixo, acho que vou apostar numa vitória da turma da Madeira.

Mais dois jogos interessantes no sábado, Marítimo vs Belém e Benfica vs Braga. Na Madeira o Marítimo tem um jogo muito importante que em caso de derota complica muito as contas da manutenção para os insulares. O Beleneses vem de resultados positivos nas últimas jornadas, tem o melhor marcador do campeonato mas, não deixa de se mostrar uma equipa inconsistente. Quanto ao mmento do Marítimo todos sabemos que não é o melhor. Vou confiar que Ulisses Morais já tenha tido tempo para conseguir por em ordem a equipa, que tem muito bons valores individuais.
Na luz, um jogo absolutamente decisivo para o Benfica em termos de título. Bem sei que este parece já impossível para os encarnados mas, qualquer resultado que não passe pela vitória é o adeus definitivo ao campeonato. Outro aspecto há a lembrar, é que Braga está a cinco pontos do Benfica, significando isto que em caso de vitória arsenalista o Benfica fica pressionado pelo Braga na luta pelo 3º lugar. No caso do Braga, não tem nada a perder. É um jogo de prognóstico díficil mas acho que uma vitória do Braga será pouco provável, já o empate não o julgo muito longe da realidade. A não esquecer que muitos jogadores do Benfica já estão com a cabeça no jogo de quarta feira com o Barcelona.

Domingo é jogado o grosso da jornada.
O Paços recebe o Estrela num jogo entre equipas que lutam pela permanência. O Paços tem de pontuar caso esteja interessado em ficar na primeira liga e não pode dar-se ao luxo de perder outra vez. Quanto ao Estrela não tem a corda na garganta mas também não tem muita folga. Vem duma série boa e apresenta-se em boa forma. Aposto num empate.
Em Barcelos haverá um derby minhoto entre aflitos. Quem diria que nesta altura este jogo fosse jogado com vista à permanência na primeira liga? Entre Gil e Guimarães, aposto no segundo, porque tem melhor equipa, melhor treinador e porque não gosto do Paulo Alves. Uma contingência pode ser a eliminatória que o Guimarães joga contra o Setúbal hoje!
O Setúbal recebe a Naval depois de ter um jogo a meio da semana com o Guimarães para a taça que poderá condicionar este encontro. Numa outra altura daria a vitória ao Vitória mas, a Naval tem vindo a subir, e como o Setúbal está mais descansado, acho que pode dar empate.
O Porto vai a Coimbra em primeiro lugar e de lá deve sair assim. Não vejo o Porto a trazer outro resultado de Coimbra que não seja a vitória (espero que não mas não esou para perder €€).
O Sporting no encalce do Porto desloca-se esta domingo a Penafiel. Embora o Penafiel tenha ganho um ponto na última jornada, acho que o Sporting vencerá com mais ou menos dificuldades.

A fechar a jornada temos um Leiria vs Boavista. Este jogo é interessante. O Leiria vem duma derrota caseira com o Sporting, derrota essa que foi vendida cara. O Boavista vem duma outra derrota caseira com o Belém. Ambas equipas quererão ganhar e eu aposto no Boavista, cheira-me que o apito dourado andará pelos lados de Leiria na próxima segunda feira!

Uma só palavra para a taça. O Porto passou, teve a sorte dos penaltys. Mas antes disso houve um jogo equilibrado em que o Sporting teve em melhor plano e foi claramente prejudicado pela arbitagem. Dois exemplos: expulsão do Caneira (o golo nasce do lado dele na jogada a seguir à expulsão) e mão do sr. Pepe na área! Este Pepe é um gajo muito mau, levado ao colo pela comunicação social... porquê?

Abraços
p.s. -> Só para dizer que afinal se o Braga ganhar na luz passa para a frente do Benfica com um ponto de avanço

2006/03/20

Sorte de primeiros... – rescaldo da 27ª jornada.


As surpresas continuam, num campeonato que até pode estar nivelado por baixo mas, é o que temos!

A Naval mantêm a pujança das últimas jornadas e desta vez a vítima foi o Nacional! Os madeirenses foram cilindrados por 3-1 e, conta quem viu, que tiveram sorte! Esta equipa do Nacional tem-nos feito perder muitos cêntimos pois passou de bestial a besta!

No Porto jogaram-se dois jogos no sábado, um no Bessa e outro nas Antas. Se o das Antas correu como esperado – vitória do Porto por 3-0 frente a um Paços fraquíssimo; no Bessa a surpresa instalou-se. O Boavista foi muito predulário, tendo mesmo falhado um penalty na primeira parte por Zé Manuel, ao que o Belém respondeu com 2 golos no segundo tempo, Zé Pedro numa bomba fora da área e Meyong. São já uns quantos resultados negativos para um Boavista que se tinha mostrado muito sólido!

Em Braga não houve qualquer surpresa, e a debelidade da equipa Maritimista saltou novamente à vista ante o Sporting local. Derrota por 2-0 com mais um golo de João Tomás e a explusão de Filipe Oliveira, sendo a estreia de Ulisses Morais pouco auspiciosa!
A Académica arrancou um precioso ponto no campo do moralizado Guimarães, fazendo assim voltar as nuvens negras ao Afonso Henriques. Um jogo decidido na 1ª parte com um golo para cada lado, onde os goleadores marcaram mais uma vez: Joeano e Saganowski.
O Gil Vicente consentiu um empate ao Penafiel. Os homens de Penafiel já há uns tempos que não saiam de campo sem o gosto da derrota mas, desta feita, empataram a uma bola com o Gil Vicente comandado por esa nulidade que tem por nome Paulo Alves!
Na Amdora volta-se a respirar um pouco melhor, fruto da vitória sobre o V. Setúbal. Ainda que magra, esta vitória significa 3 preciosos pontos para o Estrela na fuga à 2ª Liga, conseguida com um golo de Semedo numa posição que cheira a fora de jogo!
O Benfica consegui por hora afastar o azar e azelhice que tem perseguido a equipa nos últimos jogos. Desde Anfield Road que p Benfica não marcava. Pois bem, foi um jogador que vai ser dispensado para o ano que marcou: Mantorras! Pois foi. Aos 93’, mantorras correspondeu como um remate pouco ortodoxo mas eficaz a um centro de Simão num jogo onde a azelhice do encarnados na hora de visar a baliza chegou a ser cómica. Este jogo fica marcado por um golo anulado ao Rio Ave momentos antes do Benfica se ter posto em vantagem. Na sequência dum canto, a bola metida ao 2º poste é devolvida para o primeiro onde um jogador do Rio Ave marca golo. O Fiscal de linha assinalou bola fora no segundo poste. Quem disser que a bola está dentro ou fora apoiando-se nas imagens televisivas está a emitir uma opinião e não a transmitir um facto pois não dá para ver. Uma coisa é no entanto certa, o fiscal é de Olhão, pois estava na linha oposta!
O Sporting não descolou do Porto. Em Leiria, resam as crónicas que o jogo foi fraco mas a vitória do Sporting não sofre contestação. O golo leonino surge na 2ª parte por intermédio dum ex-lagarto: Costinha. Pois foi, o homem que tanto frango deu em alvalade, está-nos a pagar ás prestações, desta vez correspondendo a um centro de Nani, enviou a bola para a baliza. Obrigado Costinha.

2006/03/16

Antevisão da jornada 27

Para quem não se tem apercebido, estamos a perder dinheiro com isto como os diabos! Mas será por uma boa causa, já se fala em russas...

Bem, tentando prever um campeonato de jogos completamente imprevisiveis, vou tentar racionalizar o irracional!

Sexta-feira temos um único jogo: Naval vs Nacional. Que dizer? A Naval desde que dispensou o Álvaro tem vindo a recuperar e até empatou na Luz. O Nacional que era um habitué nas vitórias agora anda a desiludir, exemplo disso foi a derrota com o Estrela na semana passada na Madeira. Bem, eu talvez aposte num empate com golos, 1 ou 2 para cada lado, se bem que o Nacional tem vindo a falhar muitos golos!

No sábado temos duas partidas, o Boavista x Belenenses e o Porto x Paços. Se o primeiro pode suscitar alguma (pouca) dúvida quanto ao resultado, acho que será mais ou menos unanime que o Porto ganhará ao Paços. Quanto ao Boavista vs Belem, aposto na turma do bessa, ciente que as surpresas acontecem a um ritmo alucinante! Ah, e não se esqueçam, o João Pinto foi expulso ontem logo, não joga com o Belém!

Domingo é o dia do resto da jornada não havendo jogos à segunda. Assim vamos ter um Braga x Marítimo em que o Braga não quererá repetir o resultado da última jornada. Marítimo muito em baixo e muito confusão naquele jogo. Inclino-me para uma vitória arsenalista.
Na Amadora o Estrela recebe o Setúbal. Não é exagerado afirmar que o Estrela é dos clubes mais irregulares do campeonato mesmo assim, aposto numa vitória caseira por duas razões: o jogo para a taça a meio da semana do Setúbal e porque o Setubal está bem mais fraco que no inicio da época.
Não sei se desta vez aconselho os apostadores a porem fichas na derrota do Penafiel pois o jogo é em Penafiel e contra o Gil. Admito que simpatizo com a equipa do Gil pois acho que tem um ataque perigoso mas têm um treinador miserável e estão numa maré baixa. Será que o Penafiel continua a ser o bombo da festa? Talvez sim...
O Guimarães acabadinho de eliminar o Benfica na luz, encontrará pela frente uma Académica eliminada de fresquinho da taça. Aposto os meus parcos cêntimos no Guimarães que joga em casa e tem vindo em franca ascensão.
O Benfica vai ao Rio Ave e se não ganhar torna o difícil em impossível! O Rio Ave também nos tem brindado pela inconsistência, mas com um Benfica a precisar de pontos, um resultado positivo para os da casa é bem possível. Acho que vou por dinheiro no X.
A fechar a jornada o Leiria recebe o Sporting, num jogo que se avisinha difícil para o Sporting. O Leiria vem duma vitória tangencial mas todos nos lembramos do que aconteceu lá ao Benfica – eles defendem bem! Se o Costinha engatar com a bola pode-se tornar compicado mas mesmo assim aposto as minhas fichas no Sporting.

Boa Sorte

2006/03/14

Esta Liga vai-nos levar à falência! (Comentário à jornada 26)

Alguns resultados não foram bem aquilo que estávamos à espera. Mais uma vez um largos cêntimos voaram dos bolsos já bastante vazios. Os culpados disto são aqueles clubes que deviam ganhar e não colaboram!

Começando pelo início, sexta-feira o Porto cumpriu a sua obrigação despachando o Setúbal por 0-2. Este foi um resultado que pessoalmente acertei mas acho que foi peça única. A vitória dos tripeiros não levantou quaisquer dúvidas e voi conseguida por intermédio de dois bons golos: Adriano primeiro e Raúl Meireles, finalizando uma jogatana de Quaresma, que só levou a bola uns bons 60m. Posto isto pouco há a dizer, pois o Setúbal não fez mais porque não pode, e já não é aquela equipa do Norton de Matos.

No sábado começaram as surpresas... O Gil Vicente perdeu 1-2 com o Leiria. Se calhar fui audaz demais em apostar nos Gilistas. Realmente, o Paulo Alves ao usurpar o cargo de treinador, não teve mais do que merece: a derrota! Se bem que o Leiria não é uma má equipa, pensava que ainda assim o Gil era superior, o que se provou ser errado!
Já é quase lei a derrota do Penafiel e, desta vez, o sorte de defrontar-los coube à Académica! O resultado de 1-0 , com golo de Filipe Teixeirq que acabou expulso, pode provar que também não foram muito superiores, mas bastou para que o Penafiel continue no encalce das derrotas. Por aqui não perdemos muito dinheiro, o Penafiel não desilude!
Paulo Bonamigo voltou para o Brasil depois de mais um resultado que desilude da turma dos Barreiros. O empate a zero frente ao Rio Ave foi catalizador da saida do técnico brasileiro. E já vai tarde, dizem alguns. Um jogo que acaba empatado a zero reflecte pobreza, e também a pobreza das nossas algibeiras!
O jogo da jornada acabou com a vitória do Sporting e a primeira derrota dos Boavisteiros desde Janeiro. Um golo de Tonel na primeira parte, de calcanhar, acabou por ser decisivo. Mais uma vez, o Sporting foi pragmático, e teve na defesa uma barreira que mais uma vez se revelou impenetrável. Alguns erros pelo meio, muito poucos lances do Boavista (ressentidos certamente da falta de 4 titulares), um penalty falhado pelo Sá Pinto e alguma trapalahada do árbito completaram este jogo, onde o Sporting foi um justo vencedor.

Para domingo estavam reservados mais três partidas. O Paços não conseguiu levar de vencida a turma de Guimarães que só não ganhou porque Dragoner entrou para marcar um autogolo! Na jornada passada tinha sido Fontes, defesa pacense, que marcara 2 autogolos e nesta jornada, Dragoner entra aos 90’ para marcar um autogolo! Que comédia!
O Estrela protagnizou uma das maiores surpresas da jornada, ganhando na Choupana ao Nacional por 1-2. Entrou a ganhar com um grande golo de Manu, logo aos 14’, ao que respondeu Bevaqua com um autogolo. Depois de ter sofrido uma pressão intensa do Nacional, o Estrela marcou aos 87’ por Rui Duarte, fazendo pondo os nossos bolsos mais leves! O Estrela mereceu pois só os jogadores da Amadora é que marcaram golo, ganhando assim um balão de oxigénio, mas têm de continuar!
O Benfica entrou sobranceiro contra a Naval. Com um estádio cheio fruto da vitória a meio da semana contra o Liverpool, o Benfica deixou-se dormir e 0-0 arrastou-se até ao intervalo. Na segunda parte, o Benfica massacrou a Naval mas sem resultados práticos. Quando se falaham golos como o que Andersson falhou, não há muito a fazer! Mesmo contra 10 por expulsão de Franco aos 54’ o Benfica não foi lá. Umas notas soltas: Moretto voltou a provar que é fraco, houve um penalty sobre o Leo (sóm um, não dois!) e a expulsão de Franco é talvez um pouco forçada, pois muito embora isola-se Nuno Gomes este estava longe da baliza e não ia em linha recta para a baliza (como mandam as regras!). O Benfica está assim mais longe da revalidação do título, com algum azar mas totalmente por culpa própria! Ainda por cima fez-nos perder mais uns cêntimos!

Para acabar em beleza, o Belém venceu o Braga por 2-0, quando todos os prognósticos apontavam para uma vitória do Braga. Segundo consta foi uma das melhores exibições dos azuis do Restelo, com golos de Sandro Gaúcho na primeira parte e Meyong aos 54’. Tempo ainda para a entrada de Delibasic e a sua expulsão 1’ mais tarde, é d’ homem! Com isto, esta jornanda junta-se à lista negra das contribuições para o bolo!

2006/03/09

Antevisão 26ª jornada.

Antes demais parabéns ai para os lampiões por terem dado cabo dos narizes empinados do Liverpool, numa vitória por 2-0, sem espinhas. Muito embora o triunfo do Benfica não sofra contestação, foram bafejados pela sorte, numa noite em que os postes de Moretto foram muito visitados. Mais, o próprio Moretto provou mais uma vez que é fraco tendo sempre a sorte do seu lado, mas ela acaba-se!
Posto isto vamos à jornada que é isso que interessa.
Amanhã a jornada começa com um Setúbal vs Porto, um jogo de difícil prognóstico. O Setubal já não é aquela equipa que o foi na era Norton de Matos, alternando resultados bons com autênticas misérias. O Porto não está assim tão mal (ainda por cima é lider!) mas também prima pela inconstância de resultados e de exibições. Mesmo assim, acredito numa vitória tripeira mas por números curtos.
No sábado temos o jogo da jornada: Sporting vs Boavista. O Boavista já não perde há muitos jogos, tendo o Braga na última jornada interrompido a série vitoriosa da turma do bessa e realmente não é fácil ganhar ao Boavista. Por outro lado o Sporting tem uma série de vitórias invejável, e está numa forma razoável e acima de tudo, já poderá contar com Liedson e Caneira. Se Liedson fez muita falta contra o Gil Vicente também fez despontar outro jogador - Koke - que é bom lembrar que ainda não tem 90 mn nas pernas e já marcou 3 golos! A somar a isto o Boavista não pode contar com alguns titulares, principalmente João Pinto (que até marcou na primeira mão frente aos lagartos). Assim aposto numa vitória leonina.
Na Madeira o Marítimo tem hipótese de fugir aos lugares incómodos frente ao Rio Ave. Penso que o Marítimo tem equipa para isso mas não tem demostrado. O Rio Ave está calmo e seguro a meio da tabela e pode atrapalhar o Maritimo. É um jogo de dupla mas tendo mais para a turma da Madeira.
A Académica tem a hipótese de pontuar frente ao Penafiel que tem sido justamente o bombo da festa. Aposto na Académica mas a ver vamos!
O Gil vs Leiria é de díficil vaticínio. O Leiria é uma equipa muito inconstante, capaz do melhor e do pior, mas frente a equipas que a pressionam o Leiria consegue no contra ataque surpreender! O Gil é uma equipa arrumada mas esta chicota psicológica pode não vir na melhor altura. É engrado o Paulo Alves estar à frente da equipa, ele sempre foi uma sombra ao Ulisses Morais, mesmo à abutre... Aposto num empate!
No domingo o Benfica joga com a Naval, e este é claramente um jogo para 1. Não vai ser um jogo fácil pois o Benfica vem dum jogo muito complicado com o Liverpool e talvez seja forçado a fazer umas alterações. Mesmo assim acho que o Benfica sairá vitorioso mas talvez não consiga um resultado muito dilatado!
O Estrela viaja mais uma vez ate à Madeira, desta feita para jogar com o Nacional. O Estrela anda a precisar de pontos como de pão pá boca mas acho que não se vai safar! Em bora o Nacional tenha vindo a dar alguns sinais de perda de gás, sinceramente acho que dá para vencer o Estrela. Mesmo assim não tirem a cabeça dum possivel empate!
O Guimarães faz uma viagem até Paços de Ferreira. Vou apostar no Guimarães assim de peito aberto porque acho que sim! Precisam de pontos, têm uma equipa e treinador decente, estão na mó de cima, é a dinâmica de vitórias! Por contrário o Paços tem vindo a baixar o rendimento mas pode causar alguma surpresa a qualquer momento!
Segunda-feira mesmo em jeito de transmissão sporttv temos o Belém com o Braga. É engraçado pois se repararem o Belém joga montes de vezes à segunda por causa da TV, sempre quero ver o que fazem ao dinheiro! Acho que a pastelada, por muito boa equipa que possa ter, vai perder frente ao Braga. O Belem terá de se esforçar muito para não perder com o Braga e por isso aposto no Braga!
Pode ser a antevisão menos acertada mas se tivésse poderes adivinhatórios jogava no euromilhões!
Abraço

2006/03/07

Ponto final da Jornada 25

Na conclusão da 25ª jornada o Belenenses juntou à derrota da semana passada de 2-3 com a Naval uma de 2-1 em casa do Rio Ave. O Rio Ave marcou na primeira parte por Gaucho que comemorou por sua vez o 100º golo na primeira liga. Na 2ª parte outro inevitável - Evandro - marcou de cabeça na sequência dum canto o 2-0. Também na sequência dum canto o Belém reduziu já em cima do minuto 90 por Rolando. Com este resultado o Belenenses foi rolando até ao 12º lugar enquanto o Rio Ave subiu para 10º.
Uma palavra para o Benfica que amanhã joga com o Liverpool. Espero que passe a eliminatória e que dê uma alegria ao Mac e ao Paulinho - esses gandas malucos - que foram até terras de sua magestade para ver o jogo.

2006/03/06

Na frente nada de novo, em baixo tudo empatado!

Em primeiro lugar venho penitenciar-me pela falta da antevisão da 25ª jornada por falta de tempo.

Adiante. Esta semana foi cheia de surpresas e de certo serviu para nos esvaziar os bolsos! Em Guimarães saltaram centimos dos nossos bolsos. Não porque que tenha apostado numa vitória do Setúbal mas nunca pensei que levasses 4 no malote! Saganowisky em grande com 3 golos, e o Setúbal, já com a manutenção praticamente garantida, a coçar a barriga.

No sábado mais cêntimos voaram. Caso disso foi o Naval vs Marítimo, com vitória dos figueirenses por 2-0. Apanharam o balanço da vitória nos pastéis, aviaram 2 no Marítimo com Fogaça a marcar 2. O Marítimo desilude-me a cada jornada, pois tem bons jogadores mas a equipa parece não estar a carburar, o que até é bem feita para o treinador que tem cara de palhaço!
Um dos jogos mais esperados da jornada, acabou com um empate a zero. Falo do Boavista vs Braga. O jogo foi disputado, tendo o Braga um ligeiro ascendente, fruto também da expulsão do Cadú logo aos 48’. Foi um festival de cartões amarelos! O Braga perdeu o 3º lugar e o Boavista quebrou a série de vitórias consecutivas.
O Estrela vs Benfica era um jogo onde mesmo os benfiquistas tinham muitas reservas. Então quando o Estrela marcou o 1-0, as coisas pareciam mal encaminhadas. Uma palavra aqui para o Moretto: grande franganeira! Este redes não é tão bom como o pintam e o jovem treme por todo o lado! Já sofreu mais golos do que no Setúbal! Depois, o Benfica resolveu apertar mais um pouco e chegou ao empate por Lauren Robert, num golo muito concentido pelo estrela, vindo dum canto curto, com remate na entrada da área. O Benfica lá chegou à vitória com um remate às 3 tabelas do rato Miccoli, com um grande remate do Manduca ao poste na jogada anterior. O Benfica mereceu ganhar pois marcou mais que o Estrela e isso é que conta!

Ontem domingo tivémos mais 4 jogos, e mais uns cêntimos voaram dos bolsos para o bolo. Eu não apostava na Académica no jogo frente ao Leiria, mas a verdade é que marcou 2 e não sofreu nenhum! Golos de Filipe Teixeira e Joeano com Paulo César do Leiria a ser expluso ainda na 1ª parte. A única coisa que me alegra é que o Vingada tenha ganho ao Jorge Jesus, que é um bronco que valha-me Deus!
O Penafiel não perdeu esta jornada. Em casa e frente ao Paços empatou a 2, o que deixa o Paços em maus lençois. Mais uma expulsão (para o Penafiel) ainda na primeira parte e um facto estranhíssimo: um jogador do Paços fez um hat trick!Pois foi, Fonte pôs o Paços a ganhar por 2-0 aos 23’ mas, não contente com isso (e certamente para equilibrar o jogo!) marcou por mais duas vezes, mas desta feita nas próprias redes! Caso para dizer: temos jogador!
O Porto ganhou 3-0 ao Nacional. Foi trigo limpo porque o Paulo assunção não pode jogr e o Co voltou aos 4 defesas... inventar para que? O Nacional que lixa a cabeça a toa a gente fez desta feita uma das piores exibições da época. Coincidência? Talvez não. Golos de McCarthy, Pepe e Lucho com a estreia de Anderson. Uma palavra para Andreson: ouvi na rádio que fez uma jogada do outro mundo, tirando 4 adversários da frente. Não pondo em causa o eventual nivel do jogador, se virem a jogada o homem limitou-se a ganhar 2 ressaltos e a falhar em frente ao redes... é bem diferente!!
Do Sporting vs Gil Vicente posso falar pois vi o jogo ao vivo e a cores no Alvalade XXI. O Gil veio jogar para o empate, nitido e acabou por sair penalizado por isso. Logo ao princípio a estratégia levou uma machadada com a lesão de Nandinho, que levou duas frutas do Abel, ambas sem falta! O Gil com o Nandinho e o Carlitos é bem melhor. O Sporting sem o Liedson perde o matador e mais que isso, perde a pressão imediata! Perde ajuda no meio campo. O Deivid, defender não é nada com ele, o Douala não se vira para a baliza quanto mais defender... o Tello, bem, deste cromo é melhor nem falar! O Custódio defende muito atrás deixando o Moutinho, Sá Pinto e Nani a lutar contra muitos jogadores do Gil. Os golos apareceram na 2ª parte quando o Paulo Bento, depois de trocar o Nani (que até nem estava muito mal) pelo Romagnoli e o Doula pelo Koke, agitou um pouco a equipa (mais pela saida do Doula!). Assim o Koke, de 3 portunidades que teve, marcou 2, um bom remate cruzado, e um empurrar a bola pa dentro da baliza. O resultado foi bom, o jogo foi mau. Antes assim que ao contrário.

Hoje (2ª feira) ainda há um Rio Ave vs Belém que depois da última derrota do Belém, é um jogo imprevisível!
Abraços

2006/03/02

Baia mantem a super liga em aberto!

E o Robert chutou, e ela entrou... o Baía justificou a escolha do Helton mas, só ai é que o Co acertou! O Benfica ganhou (ainda bem para mim que até acertei no resultado). Acho que aquela táctica dos 3 defesas mais o Paulo Assunção é assim meio estranha, nomeadamente quando se devia contrariar o jogo dos flancos do Benfica... Por seu lado, o Benfica fechou-se bem, inventou pouco, e marcou o Quaresma sempre com mais um (pelo menos!) que mesmo assim, ainda teve tempo para quase marcar um golo. Tirando isso, um remate do Nuno Gomes (em que a baliza se desviou) e um remate do Lizandro ao boneco (neste caso o Luisão) nada mais houve no jogo, marcado pela frangalhada do Baía, acontece...

O Sporting ganhou em Coimbra, num jogo sem grande interesse, no qual os Lagartos se viram a ganhar logo ao 2º minuto. A Académica lutou como pode e com o que tinha, mas ao pé da baliza não souberam mais. O Liedson lá marcou mais um golo (e que golo!) e depois o Pedro Roma ainda resolveu lhe mandar um murro. Resultado: penalty marcado pelo Nany e 3-0 final.

Como tinha previsto o Boavista ganhou em Barcelos, não por ser melhor, mas pela combinação de dois factores: João Pinto marcou mais um golo, e o árbito fez vista grossa a 2 penaltys escandalosos! Lá está o empurrão do homem do apito (dourado!).

O Estrela bateu-se bem contra o Marítimo mas voltou com uma derrota. As coisas não estão fáceis para o Estrela mas agora que venha o Benfica! O Marítimo lá se safou com um golo de kalu, um pouco estranho, mas entrou e é isso que interessa!
O Paços e o Leiria empataram, o que vai de encontra a minha previsão que era mais favorável ao Paços. Um jogo muito mauzito, o Paços ainda esteve a ganhar mas o Lourenço estragou a festa.
O Penafiel não desiludiu e perdeu em Setubal 2-0 com um grande golo de livre. O Setubal já está livre da despromoção, coisa que o Penafiel não se livra!
O Belem foi um dos responsáveis pelos nossos gastos semanais (por este caminho a brasileira saltará mesmo do bolo!). Quem diria que perderia com a Naval, que ainda por cima perdeu o técnico a semana passada? 2-3 ainda por cima... nem o Meyong salvou os azuis que ainda beneficiaram dum autogolo.
Por último, uma semi surpresa: o Nacional não conseguiu mais que um empate frente ao Guimarães... mais uma vez, o meu prognóstico não se revelou o mais correcto mas, será agora que o Guimarães recupera?

Só um aparte para comentar a vitória de Portugal ontem frente à Arábia Saudita (que também vai ao mundial). A Arábia é mesmo muito fraquinha...