2006/10/04

Temos 2 líderes à jornada 5

Olá cambada! Lá se foi mais uma jornada e o bolo está a crescer para mal dos nossos bolsos mas, para o bem da garraiada final! Nesta jornada andámos mais equilibrados mas, mesmo assim, aparece-me que têm de dar mais corda aos sapatos para se chegarem à frente! Antes de passar à análise da jornada comecem a por na cabeça que seria bom marcarmos um jantar, ainda com a ajuda do dinheiro do campeonato passado, para combinarmos com tempo e decentemente a “actividade de fim de época”.

A jornada 5 mais uma vez espraiou-se por 4 dias, de sexta a segunda, por causa dos compromissos europeus, facto que causou transtorno ao Couceiro, que não pode treinar e não sei mais o quê… enfim, um mal nunca vem só!

Sexta trouxe-nos o derby Naval vs Beira-Mar, que acabou com a vitória da Naval por 2-1 num final alucinante. André do Beira-Mar, marcou aos 80’ um grande golo o que deixava os Aveirenses no comando, com apenas 10 minutos para jogar. Mas, como eu também já aqui tinha alertado, o Beira-Mar tem pontas finais de fraco nível (assim aconteceu com o Aves) e consentiu 2 golos de Nem nos descontos. Muito embora o primeiro golo de Nem tenha sido em claro fora de jogo, o que interessa é que o Beira-Mar perdeu uma boa oportunidade de pelo menos pontuar! Menos mal para mim que acertei o resultado!

Sábado teve também um só jogo. No Restelo, o Belenenses recebeu o Boavista que resolveu o jogo na primeira parte com golos de Linz e Zé Manel. Este Linz, marca em situações difíceis e falha golos fáceis! Estranho este Austríaco! O Belém é que assim não vai muito longe, embora com equipas como o Estrela e o Aves seja difícil descer este ano… e mesmo que desça nada nos garante que vá mesmo para a segunda!

Domingo mais 3 jogos que não trouxeram muitas surpresas, foi um domingo calmo! Assim, na Madeira o Marítimo ganhou ao Estrela por 2-1, com o Estrela a marcar o seu primeiro golo do campeonato. Pior, o Estrela esteve a ganhar até ao minuto 83, quando Mbesuma marcou. Logo de seguida foi a vez de Lipatin marcar e oferecer ao Estrela a 4 derrota em 5 jogos!
Em Coimbra, não foi desta que Manuel Machado matou o borrego e ganhou a uma antiga equipa sua pois, frente ao Nacional averbou uma significativa derrota por 1-3. Não sei por quanto mais tempo ele ficará em Coimbra mas já disse que vai aproveitar esta paragem no campeonato para reflectir sobre o momento da Académica…
Na Luz, como se esperava, o Benfica ganhou ao Aves, facilmente por 4-1. Pois é, o Aves marcou na Luz, com a ajuda de Quim… um belo pato… mas felizmente para ele, desta vez os colegas marcaram 4 golos! Alguns factos a notar: o Aves é uma equipa fraquíssima (nem quero pensar quando tiver de apostar num Aves vs Estrela), o prof. Neca é uma comédia, coitado do Quim, o Simão continua a fazer a paradinha no penalty sem que ninguém diga nada, grande golo de Karagunis e mais uma bolsa de oxigénio para Fernando Santos!

Segunda-feira fechou a jornada com os restantes jogos. Em Alvalade, debaixo duma chuva diluviana (senti-a na pele), o Sporting ganhou ao Leiria. Não foi um jogo muito complicado para o Sporting pois não sofreu golos logo cedo e conseguiu marcar na primeira parte o que facilitou as coisas. Umas notas soltas que quero acrescentar: o Ngal joga benzito, o Polga fez um grande jogo, mas quem é que disse ao Paulo Bento que o Tello sabia jogar e o Nani faz a diferença. Uma última nota para o Domingos, que veio dizer que a arbitragem foi tendenciosa: amigo, já não estás no FCPorto!
O Setúbal e o Paços empataram a uma bola em Setúbal, o que vem provar que este Paços dá muito trabalho às equipas adversárias! Mais um ponto para o Paços.
A fechar a jornada tivemos um Braga vs Porto que eu pensava que ia dar Porto, com maior ou menor dificuldade. Mas, como não sou Deus, enganei-me, deu Braga por 2-1. Mais estranho ainda foi o facto de Marcel ter marcado um golo! Eu sempre achei que ele não era mau de todo. O Porto, meio abananado com este golo, sofreu bastante na primeira parte mas, lá consegui marcar por Postiga, depois dum cruzamento muito bom do Quaresma. Antes, Lucho tinha falado um golo certo! Mas na segunda parte, a história repetiu-se e um golo de Luís Filipe fez o resultado final. Resultado justo mas para mim um pouco surpreendente.

Agora temos Sporting e Porto no topo, com 12 pontos, o Benfica mais perto e com menos um jogo e alguns clubes no meio, dos quais destaco a Naval.
O Campeonato vai parar por causa do duplo compromisso da nossa selecção, com o Azerbeijão e Polónia. Vamos lá ver como se portam certos porém que as desculpas já acabaram!

Abraço