2006/09/12

Jornada 2 - A 1ª jornada completa!

Já começou o campeonato e as apostas já estão ai a aliviar os nossos bolsos. Depois de aparentemente ter sido resolvido a novela ‘Mateus’, tudo parece estar agora mais normal, e já temos todas as equipas prontas a jogar.

Nesta segunda jornada apenas quatro equipas conseguiram manter-se imbatíveis: Porto, Sporting, Braga e Naval. O Porto bateu na luz, não o Benfica mas sim o Estrela, a actuar em casa emprestada motivada pelas obras no José Gomes. O resultado foi um concludente 0-3. O Estrela mostrou uma equipa muito fraquinha, e o Porto nem necessitou de jogar muito. Ainda por cima um autogolo abriu as porás da vitória ao Porto. De notar um excelente golo de Raul Meireles.
O Sporting foi ganhar à Choupana com um golo de Nani precedido de falta. Nada me deu mais gozo que ganhar na Choupana desta forma, para que o mafioso do presidente do Nacional (que deu o nome ao estádio, facto igualável a Avelino Ferreira Torres, só mudando as moscas) ver como elas doem! E engoliu em seco, nem um piu se ouviu.
A Naval foi ganhar a casa da Académica por 1-2, depois de ter estado a perder. Não sei se a Naval será uma surpresa mas por certo estes 6 pontos sabem a ginjas!
O Braga foi ganhar à Vila das Aves com um penalty muito ‘manhoso’ para ser ligeiro. Wender mandou-se para a relva e o árbito apontou para a marca. Como o que interessa são os golos o resultado foi 0-1 e mais uma vitória para o Braga, mais uma arranca a ferros.

Sem dúvida que o jogo da jornada era o Boavista vs Benfica. O Benfica não tinha jogado na jornada anterior, prejudicado pela palhaçada Mateus e o Boavista vinha duma derrota aguerrida frente ao Sporting por 3-2. O Resultado por certo fez esvaziar as careiras de muitos de nós: o Boavista aplicou a chapa 3 ao Benfica. Além da derrota, 3 jogadores encarnados foram expulsos: Manu, Nuno Gomes e o inevitável Petit. Foi mau demias para ser verdade, ainda por cima nas vésperas dum embate na Champions. Eu sempre achei que o Fernando Santos não percebia nada disto e já estou surpreendido de ele ter iniciado o campeonato.

O Belém de volta à primeira, ganhou ao rival Setúbal. Dois golos chegaram para o Setúbal voltar para casa a zeros. O Belém mantém grande parte da equipa e foi buscar outro treinador o que mostra claramente que sabiam que não iam descer! Ou isso ou uma tremenda confiança!
O Paços ganhou ao Marítimo por 2-1. Um resultado tangencial mas que permitiu ao Paços 3 pontinhos. Vamos lá ver se este ano o Marítimo consegue fazer um campeonato mais calmo, embora não me pareça.
Por último tivemos o U. Leiria vs Beira-Mar, que se saudou por um empate a 2 bolas. O Beira-Mar esteva na frente por 2-0 sem a colaboração de Jardel mas, a poucos minutos do fim, o Leiria conseguiu dar a volta e empatar. O fim de jogo foi bastante atribulado com agressões, explosões e tudo o que um jogo rasca tem direito.

Vamos lá ver como se portam as equipas portuguesas na competições da UEFA… Boa sorte que bem precisam!