2006/10/31

Ecatombe, desgraça... Armagedão! - rescaldo da jornada 8

Nem sei que diga desta jornada. Só me ocorre a palavra desgraça. Além de os prognósticos terem saído visivelmente furados, houve goleadas e resultados que não lembram a ninguém. Esta liga mais parece um sorteio do Euro Milhões e adivinhem… para a semana há jackpot!

A primeira surpresa foi logo na sexta com o empate entre o Beira-mar e o Sporting. O Beira-mar abriu o activo por Buba, um defesa 3 pés que de futebol pouco percebe. Mesmo assim, num livre, antecipou-se muito bem ao Ricardo e marcou logos aos 14’. Mais uma vez o Sporting dispôs de inúmeros lances de golo, com Liedson a falhar a sua cota parte. Até que aos 56’ Alecsandro marcou um golo a meias com o redes do Beira-mar, a cruzamento de Carlos Martins. O Beira-mar tremeu por todo o lado e foi sem grande espanto que Yannick Djaló marcou aos 80’, pondo o Sporting na frente. E parecia tudo bem encaminhado para os lados do Sporting eis senão quando entra super Mário. Na primeira bola que lhe chega, aplica uma violenta carolada que Tiago defende para…Buba. E vão dois. Logo a seguir, Liedson voltou a resolver, pondo o Sporting a vencer por 2-3 mas, aos 90’, quem mais senão Buba, repões a igualdade e o resultado final: 3-3. Impensável!

O Leiria parece estar a recuperar a forma, ganhando em casa à Académica por 2-0, facto que não acontecia já há uns bons anos, com dois golos de Slusarki.
O meio clássico da jornada, Porto vs Benfica, rodeado que estava de polémica, foi como não podia deixar de ser um amontoado de picardias e casos. O que mais sobressai é a lesão grave de Andersson, que após uma fruta de Katsoranis, partiu o perónio. O grego pareceu não ter intenção mas os dirigentes portistas vieram a terreiro acusar a equipa do Benfica de arruaceiros. Até o podem ser mas olha só quem acusa! O clube que teve nos seus quadros nomes como Bandeirinha, Jaime Magalhães, Paulinho Santos, André, Rui Filipe, Jorge Costa, Pedro Emanuel… a lista é imensa.
Quanto ao jogo jogado, o Porto foi claramente superior na primeira parte, esmagando completamente o Benfica. Como resultado, aos 20’ já o Porto ganhava por 2-0, golos de Lizandro (a bola esbarrou com ele!) e Quaresma, num golo fenomenal. O Benfica ia-se aguentando, e teve pelo menos duas boas oportunidades de golo que Helton tirou com dificuldade. A segunda parte veio e trouxe a reviravolta, com os golos do Benfica. Primeiro, Katsoranis, com um cabeceamento muito bom após um canto e depois Nuno Gomes, a responder a uma jogada muito boa do Benfica. E assim tínhamos o jogo empatado a 2 aos 82’ e… entra Bruno Morais. Aos 90’ na sequência dum lançamento da linha lateral (em minha opinião irregular pois o jogador do Porto estava dentro do campo) Bruno Morais marcou o 3-2 final, aproveitando um ping-pong na área. E assim se isolou o Porto no primeiro lugar.

O Aves ascendeu ao último lugar após a derrota com o Belém, que vem passo a passo acumulando pontos que podem ser vitais na luta da permanência… e depois, há sempre o plano B.
Na Madeira, o Nacional e a Naval empataram a 1, num jogo entre duas equipas que vêm fazendo um bom campeonato, o empate parece ter sido justo.
Na Amadora, e no primeiro jogo no renovado José Gomes, o Estrela conseguiu a primeira vitória, frente ao Setúbal. Será que agora é que vai ser? Pelo menos já não estão no último lugar e a linha de água está ali tão perto.
Em Braga passou-se algo de estranho este domingo. Uma equipa que se quer de estofo europeu, recebeu o Marítimo e, perdeu. Mas não foi uma derrota qualquer… O marítimo entrou com 4 golos sem resposta, só conseguindo o Braga marcar o tento de honra aos 82’ por Cesinha, o único jogador que esteve presente no Braga.
O Boavista carroceiro começou a perder. Contra o Paços, perderam por 2-0, num jogo onde surpreendentemente ninguém foi expulso ou saiu lesionado! Facto a salientar a apetência que Rony tem para jogar com a mão, em Alvalade um golo, aqui um corte na área… Vai ser conhecido como o mais rápido do Oeste, Rony dedinhos.

Com estes resultados o que havemos nós de fazer à nossa vida? Bem, pelo menos o fim-de-semana de fim de época vai ser em grande!

Abraço