2006/10/31

Ecatombe, desgraça... Armagedão! - rescaldo da jornada 8

Nem sei que diga desta jornada. Só me ocorre a palavra desgraça. Além de os prognósticos terem saído visivelmente furados, houve goleadas e resultados que não lembram a ninguém. Esta liga mais parece um sorteio do Euro Milhões e adivinhem… para a semana há jackpot!

A primeira surpresa foi logo na sexta com o empate entre o Beira-mar e o Sporting. O Beira-mar abriu o activo por Buba, um defesa 3 pés que de futebol pouco percebe. Mesmo assim, num livre, antecipou-se muito bem ao Ricardo e marcou logos aos 14’. Mais uma vez o Sporting dispôs de inúmeros lances de golo, com Liedson a falhar a sua cota parte. Até que aos 56’ Alecsandro marcou um golo a meias com o redes do Beira-mar, a cruzamento de Carlos Martins. O Beira-mar tremeu por todo o lado e foi sem grande espanto que Yannick Djaló marcou aos 80’, pondo o Sporting na frente. E parecia tudo bem encaminhado para os lados do Sporting eis senão quando entra super Mário. Na primeira bola que lhe chega, aplica uma violenta carolada que Tiago defende para…Buba. E vão dois. Logo a seguir, Liedson voltou a resolver, pondo o Sporting a vencer por 2-3 mas, aos 90’, quem mais senão Buba, repões a igualdade e o resultado final: 3-3. Impensável!

O Leiria parece estar a recuperar a forma, ganhando em casa à Académica por 2-0, facto que não acontecia já há uns bons anos, com dois golos de Slusarki.
O meio clássico da jornada, Porto vs Benfica, rodeado que estava de polémica, foi como não podia deixar de ser um amontoado de picardias e casos. O que mais sobressai é a lesão grave de Andersson, que após uma fruta de Katsoranis, partiu o perónio. O grego pareceu não ter intenção mas os dirigentes portistas vieram a terreiro acusar a equipa do Benfica de arruaceiros. Até o podem ser mas olha só quem acusa! O clube que teve nos seus quadros nomes como Bandeirinha, Jaime Magalhães, Paulinho Santos, André, Rui Filipe, Jorge Costa, Pedro Emanuel… a lista é imensa.
Quanto ao jogo jogado, o Porto foi claramente superior na primeira parte, esmagando completamente o Benfica. Como resultado, aos 20’ já o Porto ganhava por 2-0, golos de Lizandro (a bola esbarrou com ele!) e Quaresma, num golo fenomenal. O Benfica ia-se aguentando, e teve pelo menos duas boas oportunidades de golo que Helton tirou com dificuldade. A segunda parte veio e trouxe a reviravolta, com os golos do Benfica. Primeiro, Katsoranis, com um cabeceamento muito bom após um canto e depois Nuno Gomes, a responder a uma jogada muito boa do Benfica. E assim tínhamos o jogo empatado a 2 aos 82’ e… entra Bruno Morais. Aos 90’ na sequência dum lançamento da linha lateral (em minha opinião irregular pois o jogador do Porto estava dentro do campo) Bruno Morais marcou o 3-2 final, aproveitando um ping-pong na área. E assim se isolou o Porto no primeiro lugar.

O Aves ascendeu ao último lugar após a derrota com o Belém, que vem passo a passo acumulando pontos que podem ser vitais na luta da permanência… e depois, há sempre o plano B.
Na Madeira, o Nacional e a Naval empataram a 1, num jogo entre duas equipas que vêm fazendo um bom campeonato, o empate parece ter sido justo.
Na Amadora, e no primeiro jogo no renovado José Gomes, o Estrela conseguiu a primeira vitória, frente ao Setúbal. Será que agora é que vai ser? Pelo menos já não estão no último lugar e a linha de água está ali tão perto.
Em Braga passou-se algo de estranho este domingo. Uma equipa que se quer de estofo europeu, recebeu o Marítimo e, perdeu. Mas não foi uma derrota qualquer… O marítimo entrou com 4 golos sem resposta, só conseguindo o Braga marcar o tento de honra aos 82’ por Cesinha, o único jogador que esteve presente no Braga.
O Boavista carroceiro começou a perder. Contra o Paços, perderam por 2-0, num jogo onde surpreendentemente ninguém foi expulso ou saiu lesionado! Facto a salientar a apetência que Rony tem para jogar com a mão, em Alvalade um golo, aqui um corte na área… Vai ser conhecido como o mais rápido do Oeste, Rony dedinhos.

Com estes resultados o que havemos nós de fazer à nossa vida? Bem, pelo menos o fim-de-semana de fim de época vai ser em grande!

Abraço

2006/10/26

Jornada 8 - Chuva e o prenúncio de mau futebol.

Bem cambada, mais uma jornada que ai vem, e pelo andar da carruagem, mais uma que nos vai aos bolsos. Vou mudar um pouco a estrutura desta croniqueta mas, em termos de informação vai estar cá tudo!

Vou começar pelo clássico, ou melhor, meio clássico pois, o clássico a sério é o Sporting vs Benfica, que me desculpe a tripeiragem. Bem mas voltando ao assunto, vai ser um jogo interessante e de não muito fácil previsão. Claro que se nos chamarmos Bruno, apostamos 3-0 para o Benfica mas, se tivermos um pouco mais de juízo, vamos perder uns minutos a pensar. Perdendo esses minutos chegamos facilmente à conclusão que o Porto é claramente melhor equipa que o Benfica e tem melhores jogadores mas, isso também o foi assim o ano passado e levaram dois secos, ainda por cima dois do Nuno Gomes! O Benfica ficou sem o Miccoli e isso representa claramente uma desvantagem pois o topo gigio é um jogador que faz a diferença no Benfica. Fala-se do Fonseca como substituto o que me leva a dispensar um comentário quanto à diferença de qualidade entre estes dois jogadores. No Porto, Anderson volta. Pronto, está dito. Com Paulo Assunção a girar pó banco, está feita a equipa. Para piorar a festa, o Postiga redescobriu o caminho das balizas… parece estar tudo inclinado para um 1 claro mas, eu não sei se não ponho X, não sei porque, nestes momentos lembro-me de Aljubarrota e da sua padeira.
O Sporting que só tem a ganhar com este embate, tem uma deslocação a Aveiro que se afigura de dificuldade média baixa em plano teórico, isto porque os factores extra jogo são muitos, senão vejamos:
- o treinador do Beira-mar é o Inácio, que não sendo grande espingarda sempre matou a fome ao leão depois de quase duas décadas sem ganhar campeonatos
- super Mário está no ataque do Beira mar, mesmo não sendo o de outros tempos, tem sempre aquela hipótese de mandar uma carolada lá para dentro.
Mesmo assim, vou apostar na vitória do Sporting, salvaguardando um golito para o Beira-mar.

Os problemas continuam no Leiria vs Académica, em que a questão dos 100 mil cêntimos é: quem vai ganhar? O Leiria vem duma vitória fora e a Académica parece estar a melhorar. Difícil de apostar mas acho que vou pelo Leiria.
Os dois candidatos à derrota jogam em casa esta jornada e mais problemas se nos deparam. O Aves recebe um intermitente Belém e o Estrela o Setúbal. Se com o Aves tenho poucas dúvidas em apostar na sua derrota, quanto ao Estrela vai ser a primeira vez que joga na Reboleira esta época, e acho que lhes vou dar o benefício da dúvida, mas um não grande beneficio…
Outro jogo de difícil escolha é o Nacinal vs Naval. A Naval está em terceiro, e tem jogado bem, mas na Madeira o Nacional costuma facturar e vem duma vitória humilhante de 4-0 no Bessa, complica tudo. Mesmo assim aposto no Nacional.
O Marítimo vai a Braga e deve de lá trazer uma derrota.
Fica aqui um aviso aos jogadores do Paços: Bem sei que sois também carroceiros mas tende cuidado, vão enfrentar um Boavista que vai entrar de gadanhas em riste. Isto até vai ser bom para os próximos adversários do Paços pois metade da equipa ficará lesionada na segunda! Acho que dará empate.

Abraços

2006/10/24

Primeiro emb(p)ate entre grandes - rescaldo da jornada 7

As minhas mais sinceras desculpas pela não actualização do blog na jornada anterior mas, alguém tem de trabalhar!

Dirijo-me então a vós, para analisar a 7ª jornada que nos apresentou algumas surpresas e uma chicotada: o Boavista prescindiu dos serviços de Petrovic e recontratou o carroceiro! Para quem não esteja a ver quem o carroceiro possa ser, eu aponto: Jaime Pacheco!

Na sexta-feira uma meia surpresa aconteceu com o Belém a ganhar ao Paços de Ferreira. Este seria um resultado normal se o Belém não tivesse a fazer um campeonato menos bom e o Paços a fazer um menos mau!

Sábado foi a vez de acontecer mais uma meia surpresa: O Boavista perdeu em casa com o Nacional. Mas não foi uma derrota qualquer! O Nacional foi ao Bessa ganhar por 4-0, o que deixou a tripeirada toda maluca e é claro, quem pagou as favas foi o Petrovic. Agora vem ai o Carroceiro (ver acima) e atenção ai aos departamentos médicos: vamos a renovar o stock de mercurió-cromo, gesso, muletas, hirudoid e tudo o que possa existir para debelar lesões causadas por pauladas! A táctica agora vai ser: passa-a-bola-não-passa-o-homem, alternado com não-passa-a-bola-nem-o-homem.

No domingo, caiu uma bátega imensa de água, o que condicionou um pouco os jogos, já que alguns foram jogados com lama pela cintura!
O Marítimo ganhou ao Beira-Mar por 2-1, num jogo muito pouco acima do sofrível!
Outra meia surpresa foi a vitória do Leiria em Setúbal por 1-2. A mim deixou-me algo surpreso pois o Setúbal é uma das equipas mais consistentes em casa e o Leiria tem vindo a descer… parece que voltou a subir. Isto vai baralhar as apostas da próxima jornada.
Um jogo nada surpreendente foi o Académica vs Aves. A vitória 2-0 da Académica foi justa, frente a uma das equipas mais fraquinhas. A aposta na derrota do Aves parece ser sábia no decorrer do campeonato.
Outra aposta frequente como equipa perdedora é sem dúvida o Estrela. Desta vez nem era muito difícil adivinhar o desfecho do jogo, pois o jogo foi na luz e desta feita contra o Benfica. Mesmo assim, o Estrela ainda marcou primeiro, e aguentou o empate estoicamente, contando com uma equipa fraca e um treinador ainda pior. O resultado final de 3-1 não reflecte alguma dificuldade sentida pelo Benfica, que perdeu Miccoli por expulsão à custa de 2 expulsões do Estrela.
O grande jogo da jornada foi o Sporting vs Porto, que acabou com um empate 1-1. Acho que foi justo pois o Sporting não soube marcar as várias oportunidades criadas. Ficou no entanto patente que se o Liedson começar a marcar golos, dificilmente o campeonato fugirá ao Sporting. Salvo nos momentos em que Jesualdo mexeu (e bem) na equipa do Porto, o Sporting se perdeu, e permitiu ascendente ao Porto. Mais um bom jogo e golo de Yannick e mais um golo de outro fruto das escolas do Sporting: Quaresma.

Segunda-feira a Naval e o Braga empataram a 1, tendo outra vez a Naval marcado nos descontos.

Abraço

2006/10/12

6th day of the portuguese league

Depois das selecções volta a liga e a contribuição para o bolo final continua. Uma palavrita para o jogo de ontem, breve palavra. Eu sou um admirador do líder Scolari mas, em termos de treinador reconheço-lhe algumas lacunas. Ricardo Rocha? Nuno Valente? Claramente o Tonel e o Caneira estão em momentos de forma muito superiores. O Ricardo Rocha, embora tenha feito alguns cortes importantes, não é jogador de selecção e o Nuno Valente está completamente roto. Petit e Costinha? É a reedição do erro benfiquista Petit e Katsuranis. Nani a entrar aos 68 min, a perdermos? Realmente, muito mau para ser verdade. Embora apontando erros, temos de nos lembrar que do outro lado também há uma equipa que nos quer ganhar (e que festa fizeram eles no fim) e que todas equipas têm dificuldades, vejam por exemplo a Inglaterra.

Bem, passando ao que importa, sexta-feira vamos ter um Beira-Mar vs. Braga, onde parecer emergir o Braga como favorito. Mesmo assim, estou sempre à espera dum golo do Jardel!

Sábado jogam o Porto com o Marítimo e o Leiria com o Benfica. Se não me engano este vai ser o primeiro jogo do Porto transmitido em sinal aberto, num jogo em que o Porto se apresenta claramente como favorito. O Marítimo vem duma vitória sobre o Estrela o que não confere o estatuto de boa equipa e, frente ao Porto, acho que não terá argumentos para tão pouco marcar um golo.
Em Leiria vai ser jogado um jogo de clara tripla. O Benfica vai jogar para a vitória mas, deu para ver que o Leiria tem bons jogadores para o contra ataque. A juntar a isso tem bons jogadores emprestados pelo Porto e tem um treinador claramente anti-benfiquista o que vai tornar a vida do Benfica bem complicada. Por tudo isto apostei num empate por não achar o Benfica capaz de ultrapassar o Leiria.

Domingo temos mais quatro jogos que não se apresentam à partida de muito difícil prognóstico. Assim, ás 16:00h jogam o Aves vs Setúbal, num jogo que se prevê muito fraco, acho que dará empate sem golos ou uma possível vitória do Setúbal mas, não me parece que assim seja. À mesma hora jogam o Paços e a Académica e, pelo que o Paços tem feito, acho que se apresenta como uma forte aposta para a vitória, muito embora, o treinador da Académica, Manuel Machado, aproveitou a paragem para um retiro espiritual!
Mais tarde jogam na Madeira o Nacional e o Belém e acho que vai dar Nacional, já que o Belém ainda está com ritmo de 2ª e com um treinador de 3ª. O Nacional parece estar num crescendo de forma e em casa parece-me ser favorito.
Na Reboleira, num estádio renovado, o Estrela vai receber o Sporting e, quem for ajuizado porá o dinheiro no Sporting, mantendo a dúvida na questão dos golos tendo em atenção que o Estrela tem um só golo!

No fecho da jornada, segunda-feira, jogam no Bessa Boavista e Naval, ambos vindos de vitórias. O Boavista parece estar a normalizar o seu jogo e jogando em casa, parece ser o candidato à vitória. A Naval, poderá marcar um golito, mas será difícil sair com pontos.

Boas apostas!

2006/10/04

Temos 2 líderes à jornada 5

Olá cambada! Lá se foi mais uma jornada e o bolo está a crescer para mal dos nossos bolsos mas, para o bem da garraiada final! Nesta jornada andámos mais equilibrados mas, mesmo assim, aparece-me que têm de dar mais corda aos sapatos para se chegarem à frente! Antes de passar à análise da jornada comecem a por na cabeça que seria bom marcarmos um jantar, ainda com a ajuda do dinheiro do campeonato passado, para combinarmos com tempo e decentemente a “actividade de fim de época”.

A jornada 5 mais uma vez espraiou-se por 4 dias, de sexta a segunda, por causa dos compromissos europeus, facto que causou transtorno ao Couceiro, que não pode treinar e não sei mais o quê… enfim, um mal nunca vem só!

Sexta trouxe-nos o derby Naval vs Beira-Mar, que acabou com a vitória da Naval por 2-1 num final alucinante. André do Beira-Mar, marcou aos 80’ um grande golo o que deixava os Aveirenses no comando, com apenas 10 minutos para jogar. Mas, como eu também já aqui tinha alertado, o Beira-Mar tem pontas finais de fraco nível (assim aconteceu com o Aves) e consentiu 2 golos de Nem nos descontos. Muito embora o primeiro golo de Nem tenha sido em claro fora de jogo, o que interessa é que o Beira-Mar perdeu uma boa oportunidade de pelo menos pontuar! Menos mal para mim que acertei o resultado!

Sábado teve também um só jogo. No Restelo, o Belenenses recebeu o Boavista que resolveu o jogo na primeira parte com golos de Linz e Zé Manel. Este Linz, marca em situações difíceis e falha golos fáceis! Estranho este Austríaco! O Belém é que assim não vai muito longe, embora com equipas como o Estrela e o Aves seja difícil descer este ano… e mesmo que desça nada nos garante que vá mesmo para a segunda!

Domingo mais 3 jogos que não trouxeram muitas surpresas, foi um domingo calmo! Assim, na Madeira o Marítimo ganhou ao Estrela por 2-1, com o Estrela a marcar o seu primeiro golo do campeonato. Pior, o Estrela esteve a ganhar até ao minuto 83, quando Mbesuma marcou. Logo de seguida foi a vez de Lipatin marcar e oferecer ao Estrela a 4 derrota em 5 jogos!
Em Coimbra, não foi desta que Manuel Machado matou o borrego e ganhou a uma antiga equipa sua pois, frente ao Nacional averbou uma significativa derrota por 1-3. Não sei por quanto mais tempo ele ficará em Coimbra mas já disse que vai aproveitar esta paragem no campeonato para reflectir sobre o momento da Académica…
Na Luz, como se esperava, o Benfica ganhou ao Aves, facilmente por 4-1. Pois é, o Aves marcou na Luz, com a ajuda de Quim… um belo pato… mas felizmente para ele, desta vez os colegas marcaram 4 golos! Alguns factos a notar: o Aves é uma equipa fraquíssima (nem quero pensar quando tiver de apostar num Aves vs Estrela), o prof. Neca é uma comédia, coitado do Quim, o Simão continua a fazer a paradinha no penalty sem que ninguém diga nada, grande golo de Karagunis e mais uma bolsa de oxigénio para Fernando Santos!

Segunda-feira fechou a jornada com os restantes jogos. Em Alvalade, debaixo duma chuva diluviana (senti-a na pele), o Sporting ganhou ao Leiria. Não foi um jogo muito complicado para o Sporting pois não sofreu golos logo cedo e conseguiu marcar na primeira parte o que facilitou as coisas. Umas notas soltas que quero acrescentar: o Ngal joga benzito, o Polga fez um grande jogo, mas quem é que disse ao Paulo Bento que o Tello sabia jogar e o Nani faz a diferença. Uma última nota para o Domingos, que veio dizer que a arbitragem foi tendenciosa: amigo, já não estás no FCPorto!
O Setúbal e o Paços empataram a uma bola em Setúbal, o que vem provar que este Paços dá muito trabalho às equipas adversárias! Mais um ponto para o Paços.
A fechar a jornada tivemos um Braga vs Porto que eu pensava que ia dar Porto, com maior ou menor dificuldade. Mas, como não sou Deus, enganei-me, deu Braga por 2-1. Mais estranho ainda foi o facto de Marcel ter marcado um golo! Eu sempre achei que ele não era mau de todo. O Porto, meio abananado com este golo, sofreu bastante na primeira parte mas, lá consegui marcar por Postiga, depois dum cruzamento muito bom do Quaresma. Antes, Lucho tinha falado um golo certo! Mas na segunda parte, a história repetiu-se e um golo de Luís Filipe fez o resultado final. Resultado justo mas para mim um pouco surpreendente.

Agora temos Sporting e Porto no topo, com 12 pontos, o Benfica mais perto e com menos um jogo e alguns clubes no meio, dos quais destaco a Naval.
O Campeonato vai parar por causa do duplo compromisso da nossa selecção, com o Azerbeijão e Polónia. Vamos lá ver como se portam certos porém que as desculpas já acabaram!

Abraço