2006/04/11

Encomendem as faixas! – Rescaldo da Jornada 30

Nesta jornada os portistas ficaram a saber que dificilmente não vão ser campeões e o Setúbal garantiu um lugar na Taça UEFA! Nós por outro lado ficámos a saber que as nossas carteiras ficaram mais vazias!

Na Madeira o Nacional tirou a barriga das misérias e, tendo como vítima o Belenenses, marcou 4 golos sem resposta e brindou o público da Coupana com uma vitória robusta. O Belenenses teve um pouco de azar mas, é certo que não mereceu nem empatar o jogo, dificultando a sua já de si difícil tarefa de se manter na primeira liga!

Sábado foi dia de jogo decisivo para a atribuição do título de campeão mas antes, em Leiria, teve lugar o Leiria vs Guimarães. A partir desta jornada tornou-se ainda mais difícil ao Guimarães pensar na permanência, pois perdeu os 3 pontos em disputa. Um golo de Cadú Silva na segunda parte sentenciou a partida.
No jogo do título o Porto levou a melhor ao Sporting, ganhando por 0-1 em Alvalade. Um jogo muito faltoso e com 2 expulsões para cada lado, este jogo foi também marcado por um erro de análise clamoroso de Paulo Bento que, tendo SáPinto em campo com um amarelo, tira Carlos Martins, não evitando assim uma expulsão que parecia anunciada! Outro facto estranho foi o golo do Porto ter sido marcado por Jorginho, que até jogou bem!

O Paços voltou às vitórias ganhando por 2-1 ao Rio Ave. Com esta vitória o Paços volta a sonhar com a permanência enquanto que o Rio Ave complica as contas, sendo que estão ainda nove equipas em risco de descer!
O Estrela arrancou um importante ponto em Barcelos, contribuindo para o afundar do Gil. Com este ponto ficam a faltar apenas 2 pontos para garantir matematicamente a manutenção do Estrela o que se afigura bem realizável!
Em Coimbra houve um jogo repleto de incidências. Tudo parecia correr de feição à Académica quando ao minuto 26 Joeano marca o 2-0 fazendo o seu segundo golo no jogo. O que é certo é que Lito reduziu aos 32’ para aos 53’ Nuno Piloto, jogador da Académica, ser expulso e logo a seguir Salo igualar a partida. A partir daqui, deu-se o golpe de teatro pois mais 2 jogadores foram expulsos, os dois da académica. Nelo Vingada também foi expulso, saindo aos pontapés a tudo quanto lhe aparecia à frente. Resultado final: 2-2, e a Académica complica a sua situação na primeira Liga!
No estádio da Luz, cerca de 45 mil adeptos esperavam ver um jogo que permitisse ao Benfica morder os calcanhares ao Sporting na luta por um lugar de acesso directo à liga dos campeões. Mas nem sempre vemos aquilo que queremos, e o que os adeptos viram foi o Marítimo a inaugurar o placard aos 38’ por Valnei na sequência dum canto. Pior, aos 72’, Zé Carlos ( Zé dos Golos) fez o 0-2. Era o escândalo na Luz! O Benfica empurrou o Marítimo às cordas e aos 80’ Petit marcou um grande golo e diminui a diferença. Então o árbito deu 6’, num jogo que raramente teve pausas e no minuto 96, há efectivamente uma grande penalidade por mão na bola dentro da área. Simão marcou o penalty, e fez o 2-2, não sem antes fazer a habitual e ilegal paradinha. Assim o Benfica encurtou em 1 ponto a diferença para o Sporting, estando agora a 4 pontos do segundo lugar que na realidade são 5!
Uma meia surpresa aconteceu em Setúbal onde a equipa local foi capaz de derrotar o Braga por 1-0. Este jogo deixou os bracarenses em definitivo fora da Liga dos campeões e deixou o Setúbal em definitivo na Taça UEFA.
O Penafiel que já está a pensar na 2ª liga lembrou-se agora de começar a jogar à bola. Pois é, o Boavista foi a Penafiel e não conseguiu melhor que um empate a zero. O jogo deve ter sido um grande zero pois o que se ouve do jogo é que o Penafiel vai fazer queixa do Boavista à GNR e o Capitão do Boavista dizem que vão ter de o ouvir por causa da arbitagem. O futebol andou longe de Penafiel!

Bem, faltam 4 jornadas e o bolo aumenta!

Abraço

2006/04/07

A decisão! – Antevisão da 30ª jornada

Nesta jornada muito se pode decidir ácerca do próximo campeão nacional. Quanto a nós, o melhor é rezarmos para não perdermos mais dinheiro!

A 30ª jornada começa hoje (sexta-feira) com um Nacional vs Belenenses. Um jogo onde o Belém precisa de pontuar depois de uma derrota caseira frente ao Benfica. Embora o Nacional tenha vindo a descer de forma, no último jogo contra o Braga perdeu por pura infelicidade, demostrando uma melhoria de forma. Assim sendo vou apostar numa vitória dos madeirenses.

O dia de sábado começa em termos futebolísticos com um U.Leiria vs V. Guimarães, num jogo onde o Guimarães não pode perder pontos caso ainda pense ficar na primeira Liga. Este jogo é de díficil prognóstico senão vejam: o Vitória vem duma derrota em casa com o Sporting e precisa de pontos, o Leiria joga em casa mas vem dum empate conseguido no último minuto na casa do último. Díficil, talvez X.
Ás 20:45 tem lugar o possível jogo do título. O Porto desloca-se a Lisboa para jogar com o Sporting. Qualquer outro resultado que não seja a vitória deixa o sporting muito longe do título a 4 jornadas do fim. Uma derrota dos tripeiros significa a perda do 1º lugar mas não um adeus definitivo ao título. Pelo jogo da taça, antevê-se um jogo disputado onde acho que a chave do jogo pode residir na táctica do Porto. Penso isto porque Co Adriense tem um dilema para resolver. Sabendo que o Sporting joga sempre da mesma maneira, ele pode optar por manter o esquema do 3.4.3 que jogou no dragão. Ora esse esquema face a uma pressão de bola alta revelou não ser o mais adequado, pois funciona bem do meio campo para a frente. Então talvez mude de disposição táctica mas ai pode também enfrentar outro problema: a equipa do Porto tem melhores resultados com o 3.4.3 e em jogos destes é importante não mexer muito. Isto tem de resolver o Co! Acho que vai ser díficil o sporting manter a série de vitórias que tem, mas também acho difíl ao Porto conseguir ganhar em Alvalade afigurando-se assim um empante no horizonte. Mesmo assim vou apostar numa vitória do Sporting!

Domingo jogam-se o grosso dos jogos. Assim o Estrela vai a Barcelos jogar com o Gil e eu aposto num empate se bem que uma vitória do Estrela garantiria a permanência em definitivo na primeira Liga e uma vitória do Gil era um folgar da corda que já lhes apreta o pescoço!
Em Coimbra a Académica tem um encontro com a Naval onde está obrigada a ganhar. Depois de ter feito um bom jogo na Reboleira onde perdeu por manifesta falta de sorte, vê-se agora na necessidade de ganhar a uma Naval que aparece mais tranquila do que se poderia supor inicialmente. Aposto na Académica.
No jogo Paços vs Rio Ave a incerteza adensa-se. São duas equipas em apuros a praticar mau futebol (mais o Paços). Se calhar ia para um empate se bem que entre duas equipas destas nunca se sabe!
O Benfica recebe o Marítimo depois de acordar do sonho Europeu. A nível financeiro a época foi proveitosa mas, ao acordar, o Benfica depara-se com uma situação idêntica à doSporting no ano passado, foi quase... com a agravante de em equipa e jogo jogado estar muito aquém. Não sei se pudemos criticar o presidente benfiquista por ter posto a fasquia na final da Champions, o que é certo é que deu raia. Voltando à realidade, como será que o Benfica volta à terra frente ao Marítimo? Não vai ser fácil mas mesmo assim aposto timidamente numa vitória do Benfica.
Um jogo interessante vai ser sem dúvida o Setúbal vs Braga. Duas equipas descansadas e que proporcionam bons espetáculos (mais o Braga), vão jogar com o Braga ainda a tentar chegar a uma pré eliminatória da Liga do Campeões. Aposto no Braga.

Segunda-feira o Boavista terá a oportunidade de voltar aos bons resultados pois defronta o Penafiel, claramente a pior equipa do campeonato. É uma boa oportunidade, mas já vimos que o Penafiel a jogar tranquilo pode causar problemas! Ainda assim aposto numa vitória do Boavista.

Abraço

2006/04/05

Tudo adiado para a Jornada 30! – comentário à jornada 29

A jornada 29 começou com um triunfo do Braga sobre o Nacional por um a zero, com golo de Delibasic. Este triunfo apesar de não ser surpresa não foi fácil para os arsenalistas. Foi um encontro disputado onde poderia ter acontecido qualquer outro resultado.

Sábado três jogos e deles não resultaram também grandes surpresas. Assim, a Naval ganhou ao Paços que assim se afunda na tabela. Um único golo de Fajardo a 9 minutos do fim foi suficiente para que a Naval soma-se mais 3 pontos.
O jogo da jornada acabou com uma vitória do Sporting, também por 1-0, ante o Guimarães, graças a um bom golo de Liedson. Num jogo em que as duas equipas têm razão de queixa da arbitagem, o resultado não deixa de ser justo.
Em Belém, o Benfica safou-se este ano de comer uma catrefada de pastéis. O caso pareceu mal parado quando logo no pírincipio do jogo Zé Pedro deu vantagem aos azúis. Mas, a resposta do Benfica foi pronta e Miccoli marcou um grande golo, culminando uma jogada onde Beto arrastou a bola até à área adversária. Karagunis com um remate de longe que ainda bateu no chão antes de chegar a Marco Aurélio, pôs o Benfica na frente fazendo assim o resultado final de 1-2.

Na tarde de domingo continuou a jornada e estranhamente o Penafiel não perdeu. Também não ganhou, mas frente ao Leiria empatou a uma bola e caso Lourenço não tivesse marcado aos 90’, teria o Penafiel saido mesmo com 3 pontos! Rezam as crónicas que o Penafiel foi mesmo a melhor equipa, mas o azar quando se instala não larga!
Na reboleira teve lugar o jogo mais emotivo da jornada. A Académica, bem orientado por Nelo Vingada, entrou de rompante e marcou 2 golos a seco por Joeano e Filipe Teixeira, que fintou toda a gente e ganhou 2 ressaltos! O intervalo chegou, e a toada do jogo não mudou, a Académica sempre melhor. Após uma oportunidade falhada para o 3-0 Manú reduz para 1-2. A Académica volta à carga, e tem mais uma boa oportunidade para fazer um terceiro golo, mas a bola bate violentamente na barra! Quem não marca arrisca-se a sofrer e foi isso mesmo que Rui Borges fez aos 89’. E mais, aos 90’, o mesmo Rui Borges (de cabeça!!) marcou outra vez, fixando o resultado final em 3-2. O Estrela ainda não está safo da despromoção, mas será díficil não ficar na primeira Liga.
O Boavista continua com a malapata na liga. Desde Alvalade os resultados têm sido decepcionantes. Desta feita cedeu um empate frente ao Marítimo, que tem vindo a jogar melhor nas últimas joranadas, tentando fugir aos últimos lugares.
O Porto como era esperado, ganhou ao Gil por 3-0. Não há muito a dizer. Realço só os golos meio estranhos dos dragões... o primeiro de Cech, numa jogada meio confusa em que à bocas de fora de jogo. O segundo num penalty (discutível) marcado à recarga por Quaresma e o terceiro, Ibson, numa jogada não menos estranha onde parece fazer falta sobre o defesa do Gil, que nesta altura já contava com menos unidades em campo, por expulsão de 2 Gilistas.

O Rio Ave ganhou ao Setúbal por 1-0 na segunda-feira com um golo madrugador de Agostinho, somando assim mais 3 importantes pontos. O Setúbal mais descansado vai jogando em descompressão até ao final do campenato.

Hoje é dia de Barcelona-Benfica em Camp Nou. O resultado de 0-0 da primeira mão abre portas, pois um golo do Benfica em Camp Nou complica as coisas para os catalães. Mas temos de ter os pés bem assentes na terra: o Barça é melhor!